PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS DE INCÊNDIO E DE EMERGÊNCIA
- Engº Alfredo Lara
- 14 de mar. de 2015
- 1 min de leitura

PRÉDIOS NOVOS OU EXISTENTES
A pressurização de escada de incêndio é de vital importância, pois permite a fuga dos usuários de um edifício durante o início do incêndio de forma segura, uma vez que proporciona uma escada livre de fumaça até se alcançar a saída final do edifício.
O funcionamento do sistema consiste basicamente em injetar um grande volume de ar na caixa de escada, objetivando manter as escadas de emergência livre de fumaça e gases tóxicos, o sistema aplica pressão positiva através de um ventilador que insufla ar no interior da escada enclausurada por meio de dutos, fazendo com que os gases não consigam penetrar nas escadas e assegurando a desocupação do prédio com total segurança. O sistema pode ser acionado de diversas formas, mas comumente são anexados aos sistemas de detecção e alarme de incêndio, sendo imediatamente acionados assim que qualquer ocorrência for detectada.Por meio de cálculos específicos para cada caso, são dimensionados os equipamentos com as devidas vazões e pressões necessárias, criando nas escadas uma suficiente pressão positiva capaz de evitar a entrada de fumaça.
A instalação da pressurização de escadas de incêndio é exigida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e regida pela Instrução Técnica IT.13/2011, complementada pela IT.19/2011.
A IT.19/2011 rege as normas para sistemas de detecção e alarme de incêndio, que além de obrigatório complementa com grande importância a pressurização de escadas.
Comments