top of page

Contêineres de navio

  • Foto do escritor: Engº Alfredo Lara
    Engº Alfredo Lara
  • 7 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

Contêineres de navio se tornam matéria-prima para a construção de casas

Pré-fabricados, resistentes e modulares, contêineres de transporte de carga se tornam matéria-prima para a produção de construções residenciais

By Valentina Figuerola

http://techne.pini.com.br/ - Edição 201 - Dezembro/2013

Residência em Curitiba é composta por seis contêineres de 2,89 m de altura, 2,44 m de largura e 12,89 m de comprimento, Pré-fabricados, resistentes, baratos e portáteis, os contêineres de transporte de carga reúnem uma série de características que credenciam seu uso como "matéria-prima estrutural" para a produção de casas. É verdade que a adaptação não é simples: eles precisam passar por um rigoroso processo de seleção e transformação antes de poderem compor as construções, o que exige conheimento técnico especializado. O desenvolvimento de detalhes técnicos, como a interface entre os caixilhos e o contêiner, por exemplo, também exige domínio do sistema por parte do projetista. Outra necessidade é a elaboração de um plano de logística para descarregamento e posicionamento do recipiente de carga no terreno. Mesmo com tamanha complexidade, a tecnologia ainda pode se mostrar uma opção economicamente viável em projetos residenciais, com a vantagem adicional de dar novo uso a um material que já havia cumprido com sua função no transporte de cargas.
Os contêineres High Cube de 40 pés - que têm 2,89 m de altura, 12,19 m de comprimento e 2,44 m de largura - são os mais empregados na construção de casas em função do pé-direito maior, que favorece, por exemplo, o embutimento das instalações no forro de gesso. Os recipientes usados custam cerca R$ 9,5 mil e, depois de adaptados para a construção civil, têm durabilidade estimada de 90 anos, desde que sejam realizadas intervenções periódicas de manutenção.
"Trata-se de um mercado diferenciado, voltado para as pessoas que querem inovar com algo diferente das construções em alvenaria", afirma José Eleutério Jardim, diretor do Grupo IRS, empresa especializada na reforma e modificação de contêineres para a construção civil. "Estamos reciclando e dando forma aos contêineres que seriam descartados e se tornariam sucata", diz Jardim.

Comentários


construir-sete.com | Portal da Construção - Sete Lagoas e Região |   Tel: (31)  9.8696-5080 / 9.9802-5080 

construsete.com@hotmail.com |   Termos e Condições Gerais de Uso do Site.

© 2019 Todos os direitos reservados

bottom of page