COMPRAR A CASA PRÓPRIA
- Engº Alfredo Lara
- 17 de mai. de 2014
- 2 min de leitura
Existem muitos construtores mal intencionados que visam somente o lucro e estão construindo verdadeiras arapucas, sem observar as normas técnicas quanto à segurança da estrutura, das fundações e aplicação dos materiais, aproveitando o momento de procura e colocando em risco os menos desavisados.
Outros no afã de comprar sua casa própria buscam um imóvel usado sem avaliar tecnicamente o que estão adquirindo e certamente terão muitos dissabores pela frente.
A realização do sonho da casa própria requer muitos cuidados imprescin-díveis para que se torne realidade, seja imóvel novo ou usado.
1° - Buscar muitas opções até encontrar aquele que mais se aproxima do desejo quanto ao local, a arquitetura, o valor e condições de pagamento;
2° - Verificar a idoneidade do proprietário quanto a ações judiciais que possam prejudicar transação ou causar futuros prejuízos ao comprador, como heranças, ações de cobrança ou desapropriações;
3° - Escolher a melhor forma de efetuar o pagamento, os custos do financiamento, seguros de vida e do imóvel, comparar com outros agentes financeiros, enfim, não se contentar logo com a primeira opção, mas buscar mais alternativas para ter certeza que está fazendo um bom negócio.
Caso o imóvel seja usado, todos se esquecem de um cuidado fundamental: contratar um Engenheiro Civil para avaliar as condições do imóvel quanto à regularidade junto a Prefeitura, a estrutura e sua estabilidade, as instalações, os revestimentos de pisos e paredes, impermeabilizações, esquadrias e necessidades de reformas e estimativa de custos, no caso de imóvel usado.
Muitos compradores são enganados por corretores inescrupulosos ávidos pela taxa de corretagem.
Se o imóvel é novo, os compradores também cometem o mesmo erro, pois uma edificação precisa ser recebida tecnicamente:
1° - Verificar toda documentação técnica: projetos executivos estrutural, arquitetônico, de instalações, proteção e combate a incêndio, licenças e habite-se da Prefeitura, laudos de controle tecnológico, cópias das notas fiscais dos principais materiais e equipamentos, contrato de manutenção dos equipamentos, Manual de Operação Uso e Manutenção, Anotações de Responsabilidade Técnica dos projetos e obra, Convenção de Condomínio, se for o caso.
2° - Verificar se foi executada Vistoria Cautelar nos imóveis adjacentes e se a obra causou danos ou se existem ações na justiça para ressarcimento.
3° - Inspeção da obra para verificar se foram obedecidos os projetos e especificações de materiais, as condições da estrutura, dos acabamentos, do telhado, das impermeabilizações, da instalação elétrica e hidráulica, analisando e avaliando se foram executados conforme procedimentos recomendados pelos fabricantes ou prescrito pelas Normas da ABNT.
Lembre-se que ao comprar um carro usado a consulta com um mecânico de confiança é importante, porém muito mais importante e a consultoria de um Engenheiro Civil na compra da casa própria, pelo seu valor, pela perspectiva de um tempo maior de uso e pelos prejuízos que pode causar.
By Eng° Civil Maurício F. da Costa-Diretor do IMEC
Comentarios